Pulgas, o verdadeiro inferno dos nossos melhores amigos
A pulga do cão e do gato (Ctenocephalides) é o parasita externo mais comum nos nossos animais de estimação. São insectos hematófagos (alimentam-se de sangue) que entram na nossa casa de variadas formas, mesmo quando os cães e os gatos não vão à rua ou o fazem com pouca frequência.
O cão e o gato infestados por pulgas podem sofrer muito devido à comichão intensa e, por vezes, podem desenvolver perda de pêlo e/ou dermatite alérgica à picada da pulga (DAPP), devido a alguns dos componentes da saliva da pulga. As pulgas podem também causar anemia por perda de sangue, principalmente em cachorros e em gatinhos severamente infectados, podem transmitir parasitas e veicular uma variedade de doenças virais e bacterianas. São também responsáveis por zoonoses (doenças transmitidas dos animais para os humanos).
O ciclo de vida das pulgas dura aproximadamente 3 a 6 semanas. A pulga adulta vive no hospedeiro, cão e gato, e precisa de sangue para se reproduzir. As fêmeas põem ovos, que poderão chegar a 50 por dia, e até 2.000 em menos de um mês, que se espalham nas zonas de circulação (solo, camas e tapetes) dos nossos animais de estimação. Em situações de grande infestação ambiental as pulgas do cão e do gato poderão também picar os humanos.
A prevenção contra este parasita torna-se assim fundamental para o bem-estar dos animais e das pessoas. Não devemos basear a prevenção no facto de termos ou não encontrado pulgas nos animais, dado que se tratam de parasitas muito pequenos de rápida movimentação e que escondem debaixo do pêlo. No Algarve, com a temperatura amena no Inverno e quente no Verão, existem condições óptimas para a proliferação de pulgas ao longo de todo o ano.
A prevenção/tratamento baseia-se na aplicação/administração de produtos que matam as pulgas existentes ou que venham a surgir. O tratamento deve ser sempre efectuado em todos os animais presentes na casa. Há também medicamentos de uso veterinário para reduzir a infestação ambiental que são extremamente úteis em situações de infestações graves.
Há uma grande diversidade produtos disponíveis no mercado. Antes de os adquirir deve aconselhar-se junto do seu Médico Veterinário qual é o mais adequado para o seu animal de estimação.
Para prevenir o aparecimento destes parasitas é importante proceder à aplicação regular de produtos eficazes e adequados que eliminem as pulgas adultas, antes que as mesmas possam pôr ovos. A repetição dos tratamentos, nos intervalos aconselhados, é importante para a obtenção de bons resultados.